Seguro de Vida Crédito Habitação: Porque deve contratar?

Como funciona o Seguro de Vida Crédito Habitação?

A compra de uma habitação é um momento marcante. Mas é também uma altura de custos avultados. Além da entrada da casa, tem ainda as despesas com o processo e outros serviços bancários essenciais, onde está incluído o seguro de vida crédito habitação.

Para muitas pessoas, este é um investimento para a vida. Por isso, é importante que o seguro salvaguarde esse investimento. Mas antes de escolher o plano, deve ter em conta algumas questões:

  • Como garantir o melhor seguro de vida crédito habitação?
  • Como selecionar as coberturas para o seu seguro de vida associado ao crédito habitação?

Estas perguntas não devem apenas ser levantadas no momento da adjudicação. Mesmo que já tenha um seguro, pode também questionar-se sobre:

  • Será que possui a proteção mais adequada ou está a pagar coberturas que não necessita?
  • Pode mudar de seguro de vida crédito habitação?

Para o ajudar a responder a estas questões, preparamos um artigo no qual explicamos como funciona o seguro de vida no crédito à habitação e quais as suas coberturas. Mas vamos mais longe, e listamos os benefícios deste plano em sede de IRS e como o pode acionar, caso seja necessário.

Como funciona Seguro de Vida crédito habitação

# O que é o seguro de vida crédito habitação?

Tal como o nome indica, este seguro é um requisito obrigatório para celebrar um contrato de crédito habitação. Este plano é pedido pelas entidades bancárias, de forma a garantir a liquidação do montante em dívida através da apólice do seguro realizado.

Ou seja, o seguro de vida associado ao crédito habitação garante que, em caso de morte prematura ou acidente grave e incapacitante, a dívida ao banco será liquidada.

Este plano assegura, assim, a proteção e estabilidade financeira da sua família, enquanto salvaguarda o seu património.

Em suma, é uma salvaguarda não só para a instituição bancária, mas também para si e para a sua família.

# O que cobre o seguro de vida crédito habitação?

Os seguros de vida não são todos iguais. Cada plano tem um leque distinto de coberturas e exclusões. Tudo depende do que consta na apólice, pois existem vários tipos de seguro de vida para crédito habitação com coberturas facultativas que influenciam o valor do montante a receber.

Duas coberturas a ter em conta no seu seguro são a Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e a Invalidez Total e Permanente (ITP). Embora pareçam siglas semelhantes, a sua cobertura é diferente e pode fazer toda a diferença.

Vamos conhecê-las melhor.

# Invalidez Total e Permanente (ITP)

A cobertura ITP pode ser acionada quando o requerente do seguro for vítima de um
acidente ou doença que resulte numa incapacidade entre os 60% e os 75% dependendo da seguradora.

Ou seja, esta cobertura é acionada quando a pessoa segurada fica incapaz de exercer a sua
profissão (ou outra atividade compatível), e esteja comprovada uma incapacidade superior a
60% definitivamente e sem possibilidade de melhoria.

Esta é a opção que oferece maior proteção, uma vez que a seguradora garante a amortização do empréstimo habitação.

Tratando-se de um seguro com uma cobertura abrangente, acaba por apresentar um prémio superior, contudo justifica em comparação com o seguinte que iremos analisar"

# Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD)

Por outro lado, a cobertura de IAD apenas assegura a amortização do empréstimo, se a pessoa segura, por doença ou acidente, se encontre de forma definitiva e sem possibilidade de melhoria, incapacitada de exercer qualquer atividade remunerada e que tenha a necessidade permanente de recorrer à assistência de uma terceira pessoa para efetuar os atos ordinários da vida corrente e, dependendo da seguradora, poderá também ter de ter um grau de invalidez igual ou superior a 85% de acordo com a tabela nacional de incapacidades

Por sua vez, esta a opção é uma solução mais económica, contudo como pode comparar, a diferença entre a cobertura de IAD e ITP, são enormes, a probabilidade de conseguir acionar um seguro por IAD é muito menor do que a de ITP. Mesmo que fique impossibilitado de trabalhar, se não se verificar o estado clínico referido, necessita de continuar a pagar a prestação da sua casa.

Contudo, tenha atenção que cada seguradora tem diferentes critérios para as cláusulas. Por isso, verifique quais os critérios que terá de respeitar, para acionar cada cobertura de modo a optar pela seguradora que tenha menos exigência.

Além disso, não subscreva o seguro de vida crédito habitação mais barato, simplesmente pelo preço. Opte sim, pela solução mais económica mas, com as cobertura mais completas.

habitacao-vida-3.webp

Porque deve fazer um seguro de vida crédito habitação?

Fazer um seguro de vida é ter uma proteção financeira para si e para a sua família. Além de salvaguardar o seu património, está também a cuidar do seu bem-estar e da sua família.

Paralelamente, o seguro de vida crédito habitação tem a vantagem de poder ser deduzido em sede IRS em alguns casos, nomeadamente se:

  • for portador de uma deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%;
  • tiver uma profissão de desgaste rápido;
  • ou se tiver um seguro que contribui para a reforma (PPR).

A vantagem do seguro de vida crédito habitação no IRS não acaba aqui. Caso o seu ente querido tenha falecido e tenha direito a receber uma compensação por parte da seguradora, não terá de se preocupar com cobranças de imposto por parte do Estado. Este tipo de rendimentos está isento de tributação para os beneficiários de apólices de seguros de vida.

Como acionar o seguro de vida crédito habitação?

Embora enfrentar a morte de um ente querido seja um momento doloroso, existem alguns passos que deve saber, de forma a acionar o seguro de vida crédito habitação.

Em primeiro lugar, sobretudo se não tiver certeza ou não possuir todos os dados da pessoa segurada, pode pedir informações à associação Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Esta entidade poderá ajudá-lo a informar-se sobre os seus direitos através do preenchimento do formulário pedido de informação sobre seguros de vida, acidentes pessoais e operações de capitalização. Para submeter o pedido, tem também de anexar a certidão de óbito e os documentos de identificação do requerente ao processo.

De seguida, deve informar, o mais rapidamente possível, a seguradora sobre o falecimento da pessoa, preenchendo os devidos formulários e enviando os documentos necessários, que são, entre eles:

  • formulário de participação de sinistro;
  • certificado de óbito original ou autenticado;
  • relatório da autópsia;
  • auto da ocorrência;
  • resultado dos testes de despistagem de drogas;
  • resultados dos testes de alcoolemia;
  • e documentos que permitam aferir a identidade e qualidade do beneficiário/herdeiro que terá direito a ser indemnizado.

Após a entrega dos documentos, por norma, a seguradora terá até 30 dias para pagar o capital referente à apólice de seguro. Contudo, o pagamento poderá atrasar, caso a seguradora peça esclarecimentos extras sobre o processo.

Nestes casos, especialmente em momentos de maior dificuldades emocionais, pode ser complicado ter a capacidade para avançar com este processo. Pelo que poderá pedir ajuda à seguradora ou ao seu mediador de seguros.

Na EXS Seguros temos uma equipa de profissionais ao seu dispor para o ajudar em todos os momentos da sua vida, principalmente quando mais precisa. Por isso, não hesite em contactar-nos sempre que necessitar.

habitacao-vida-1.webp

Ǫual o melhor seguro de vida crédito habitação?

Mais importante que encontrar o seguro de vida crédito habitação mais barato, é encontrar o plano que melhor se adequa às suas necessidades, a um preço competitivo.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, pode ter este plano noutra seguradora, que não esteja associada ao banco em que fez o crédito. Muitas vezes, a poupança conseguida ao trocar de seguradora, compensa um possível aumento do spread cobrado pelo banco.

Por isso, peça a simulação do seguro de vida crédito habitação em diferentes companhias, para encontrar o plano com melhor relação custo/benefício.

Para tal, pode utilizar o nosso simulador de seguro de vida crédito habitação. Basta inserir os seus dados e pedir uma simulação grátis. Nós entramos em contacto consigo para pedir mais informações e, a partir do cruzamento de dados das seguradoras mais competitivas em Portugal (especificamente Advancecare, ARAG, Asisa, Caravela, Fidelidade, Liberty Seguros, Lusitania Seguros, MAPFRE, Médis, Metlife, MGEN, Multicare, Popular Seguros, PRÉVOIR, Real Vida Seguros, Saúde Prime, Tranquilidade, Una Seguros, Victoria e Zurich), oferecemos a solução mais adequada.

E mesmo que já tenha um plano, pode pedir uma simulação e nós ajudamos no estorno do seguro de vida crédito habitação. A qualquer momento pode transferir o seu seguro de vida e, assim, poupar no valor da mensalidade.

Em suma, o melhor seguro de vida crédito habitação é o que se adequa a si, à sua família e às suas necessidades, a um preço competitivo. Se precisar da ajuda, na EXS garantimos o apoio que precisa para encontrar a solução mais vantajosa.

Fale com a EXS hoje mesmo. Solicite uma cotação

Artigos Relacionados

Vida Crédito Habitação 2 min

Conheça as opções de Seguro de Vida a associar ao Crédito Habitação

Ao Subscrever um Seguro de Crédito Vida Habitação pode optar por duas...
Vida Crédito Habitação 2 min

Seguro de Vida Habitação mais barato para si. Saiba como Escolher.

Sendo um encargo obrigatório para a maioria das entidades credoras,...
Vida Crédito Habitação 2 min

Transferência Seguro de Vida Crédito à Habitação. 5 Dicas Essenciais!

O Decreto-Lei nº 222/2009 trouxe mudanças importantes para os...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?