Idade máxima para o Seguro de Vida: como analisar a data limite das coberturas e escolher a melhor proteção

Os Seguros de Vida protegem o seu bem-estar económico e o da sua família. Ao assegurarem, em caso de morte ou de invalidez, provocada por uma doença ou um acidente, o pagamento de uma indemnização, os seguros garantem uma maior independência financeira e tranquilidade no futuro. Mas existe uma idade máxima para um Seguro de Vida?

Sim, existe. Os Seguros de Vida têm um período de vigência e as datas limite para a validade das diferentes coberturas varia entre as Seguradoras. Para que possa fazer uma escolha acertada, além de informar-se sobre os limites de idade para cada cobertura, é importante que compreenda o impacto que estas limitações podem ter na sua vida.

É sobre isto que iremos falar neste artigo. No final da leitura, ficará a saber o que deve ter em conta na hora de escolher o melhor seguro para si.

idade-maxima-para-o-seguro-de-vida-como-analisar-a-data-limite-das-coberturas-e-escolher-a-melhor-protecao-exs.jpg

O impacto da idade máxima do Seguro de Vida na reforma e no Crédito Habitação

As Seguradoras apresentam limites de idade muito variados para as coberturas que oferecem. Quando o Segurado atinge a idade prevista na apólice, a proteção associada à cobertura em questão deixa de estar em vigor.

Fazer uma análise cuidada da idade máxima do Seguro de Vida é fundamental, em especial nas coberturas de Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e Invalidez Total e Permanente (ITP). Desta forma, poderá avaliar o impacto que terá em duas situações distintas: a reforma e quando o Seguro de Vida está associado ao Crédito Habitação. Veja:

- Crédito Habitação

Regra geral, os empréstimos feitos no banco prolongam-se até aos 85 anos. Quando se contrata um Seguro de Vida Crédito Habitação, o objetivo é garantir a proteção financeira, e consequente salvaguarda do pagamento da dívida contraída no banco, até ao final do empréstimo ou pelo máximo de tempo possível.

Algumas Seguradoras apresentam como data limite da cobertura de Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) os 70 anos. Nestes casos, significa que a partir dessa idade, o Segurado deixa de ter a proteção de Invalidez, contando apenas com a cobertura de Morte.

As implicações são claras: nestas condições, o Seguro de Vida contempla o pagamento da indemnização apenas em caso de morte. Se o Segurado ficar numa situação de invalidez, após os 70 anos, terá de arcar com o pagamento da dívida que tem no banco, sem qualquer tipo de apoio financeiro.

Se esta situação é motivo de preocupação para si, aconselhamos que opte pelas Seguradoras que estendem a data limite da cobertura de IAD até aos 85 anos.

- Reforma

Também aqui, é necessário avaliar a data limite das coberturas com atenção, em especial na de Invalidez Total e Permanente (ITP).

A cobertura de ITP garante o pagamento do Capital Seguro quando, por doença ou acidente, o Segurado fica incapaz de realizar a sua atividade profissional, de acordo com os seus conhecimentos, de uma forma definitiva e sem possibilidade de melhoria clínica.

Neste sentido e pelo facto de a sua proteção estar ligada de uma forma muito direta ao exercício profissional, a ITP é indicada para quem se encontra a trabalhar. Após a reforma, deixa de fazer sentido ter a ITP como a cobertura de invalidez contratada, passado a ser aconselhável a sua substituição pela cobertura IAD. Esta alteração também irá permitir reduzir custos na mensalidade, uma vez que se trata de uma cobertura mais económica.

As datas limite da cobertura de ITP também variam entre as Seguradoras. Regra geral, o limite estabelecido são os 67 anos, com vista a ir ao encontro da atual idade da reforma. No entanto, existem Seguradoras que ainda apresentam como idade limite os 65 anos e outras, por sua vez, prolongam este limite até aos 70 anos.

Como vê, a análise da idade nesta cobertura reveste-se de importância quando o Segurado atinge a idade da reforma. Para os profissionais que desenvolvem a sua atividade até idades mais avançadas, o ideal é que a ITP tenha um limite de idade mais prolongado.

00-idade-maxima-para-o-seguro-de-vida-como-analisar-a-data-limite-das-coberturas-e-escolher-a-melhor-protecao-exs.jpg

Precisa de apoio? A EXS ajuda

Nem sempre é fácil analisar a idade máxima de um Seguro de Vida. A oferta que existe no mercado é tão vasta que por vezes uma ajuda profissional é tudo o que precisamos para fazer uma escolha mais acertada.

Conte com a experiência e o conhecimento de uma equipa especializada em seguros. Na EXS, pesquisamos as melhores ofertas, entre as 26 principais Seguradoras do país, para encontrar a resposta que mais se ajusta às suas necessidades de proteção. A nossa consultoria técnica de Seguros garante ainda a negociação de garantias, capitais, franquias e prémios.

Fale connosco e deixe a análise da idade máxima do Seguro de Vida para a nossa equipa. Os nossos profissionais estão disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas através de um apoio personalizado.

Simular Seguro de Vida

Artigos Relacionados

Vida Crédito Habitação 2 min

Qual o Seguro de Vida a associar ao Crédito Habitação?

Ao Subscrever um seguro de crédito vida Habitação pode optar por duas...
Vida Crédito Habitação 2 min

Como escolher um Seguro de Vida associado ao Crédito à Habitação mais barato?

Sendo um encargo obrigatório para a maioria das entidades credoras,...
Vida Crédito Habitação 2 min

5 passos para transferir o Seguro de Vida Crédito à Habitação

O Decreto-Lei nº 222/2009 trouxe mudanças importantes para os...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?

A EXS – MEDIAÇÃO DE SEGUROS, LDA é uma empresa que atua de forma isenta e independente das seguradoras, com o objetivo de aconselhar a subscrição de diversos seguros necessários à salvaguarda do seu bem-estar e património.

Contactos

21 782 7640

seguros@exs.pt

Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 19 - 4º (sobreloja) 1070-072 LISBOA

Siga-nos nas Redes Sociais

© 2021 - Todos os direitos reservados à EXS - Mediação de Seguros, Lda.
Inscrita na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões sob o nº 407167910. Nenhum conteúdo deste site dispensa a leitura da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency