Ciberataques: Por que este problema está a preocupar as empresas?

O mundo digital tem revolucionado a forma como as empresas operam, possibilitando o acesso a novos mercados, a otimização de processos e a redução de custos. Contudo, essa conectividade também traz consigo a ameaça de ciberataques que podem ter consequências graves.

Apesar de muitas empresas estarem cientes deste risco, ainda existe pouca consciência sobre as ameaças que podem enfrentar. De facto, em Portugal estima-se que ocorram mais de 800 ataques cibernéticos por semana.

Perante cenário, é essencial que as empresas estejam preparadas para lidar com a possibilidade de um ciberataque. Para o ajudar a compreender melhor esta ameaça que o seu negócio enfrenta no mundo online, vamos explicar-lhe o que é um ciberataque, os tipos de ataques informáticos que existem e os riscos que acarretam para a sua empresa. Vamos também abordar como se deve proteger de ataques de hackers e como minimizar os efeitos de um possível crime.

O que é um ciberataque?

O que é um ciberataque?

Um ciberataque ou ataque cibernético é um conjunto de ações que visa roubar, expor ou destruir dados e informações de pessoas, instituições ou empresas. Este tipo de crime informático pode atentar contra os equipamentos e sistemas que operam na rede anulando os seus serviços; ou contra bases de armazenamento de informação, para espiar, roubar ou utilizar dados para chantagem.

Existem várias técnicas usadas por hackers, num ciberataque:

  • Enviar e-mails com anexos falsos;
  • Invadir as redes;
  • Mudar informações no sistema para impedir os acessos;
  • Deixar o sistema indisponível.

Ciberataque é o mesmo que crime informático?

Apesar de estarem relacionados, ciberataque e crime informático não são conceitos iguais.

O ciberataque é uma ação ofensiva que visa invadir um sistema ou rede de computadores. Já o crime informático é mais amplo e refere-se a qualquer atividade criminosa que envolva o uso de tecnologia da informação. Esse tipo de crime pode incluir ciberataques, mas também fraude, roubo de identidade, falsidade informática, sabotagem informática, acesso e interceção ilegítima.

Embora o ciberataque seja uma forma específica de crime informático, nem todos os crimes informáticos são ciberataques. É importante compreender esta diferença para que as empresas possam adotar medidas de proteção contra possíveis cibercrimes.

Ǫuais são os tipos de ciberataques?

Os ciberataques assumem diferentes formas e estão em constante evolução. Por isso, é fundamental conhecer os diferentes tipos de ataque, de forma a identificar potenciais perigos.

Malware

Trata-se de software malicioso, disfarçado como um anexo ou link de um e-mail, que permite aos hackers entrar numa rede informática. Este tipo de ciberataque desequilibra frequentemente toda a rede de tecnologias de informação.

Ataque Denial-of-Service (DDoS) distribuído

Este ataque ocorre quando múltiplos sistemas são cooptados por um invasor e usados para sobrecarregar um site ou rede com tráfego malicioso. Como resultado, os utilizadores não conseguem aceder ao serviço.

Phishing

O phishing é o ato de enviar e-mails fraudulentos em nome de empresas legítimas. Este tipo de ciberataque é utilizado para para aceder a dados empresariais ou pessoais, como informações de login ou dados de cartões de crédito.

Ataques de injeção de SǪL

Este ataque cibernético ocorre quando um hacker insere um código malicioso num servidor que utiliza SǪL (sistema gerenciador de Banco de dados relacional), forçando-o a revelar informações protegidas.

Scripting entre sites (XSS)

Neste ataque, o cibercriminoso tem acesso a informações pessoais quando a pessoa abre um link "script-injected" (código malicioso que é inserido na própria programação de um site) ou insere informações pessoais num formulário que contenha o código malicioso.

Botnets

Botnets são redes de computadores infetadas com malware e controladas remotamente por um hacker. Esses computadores são usados para executar tarefas maliciosas, como mineração de criptomoedas ou roubo de informações pessoais.

Ransomware

O ransomware é um tipo de malware que criptografa os dados de um sistema ou rede, impedindo o seu acesso até que o resgate seja pago.

Quais os riscos de um ataque cibernético para a sua empresa?

Segundo o relatório “Riscos e Conflitos” de 2022 do Centro Nacional de Cibersegurança, aumentou em 26% o número de incidentes de cibersegurança em Portugal.
O investimento nesta área deve ser, portanto, considerado uma prioridade, pois os riscos são diversos e podem impactar diretamente o negócio.

Entre as principais consequências de um ciberataque, estão:

  • Prejuízo financeiro;
  • Impacto na credibilidade;
  • Perda de clientes;
  • Perda de dados pessoais e corporativos;
  • Penalidades regulatórias.

Além disso, é importante perceber que um ataque bem-sucedido pode interromper as operações da empresa, o que pode ter efeitos negativos a longo prazo. Por isso, é fundamental preparar e investir em medidas preventivas de forma a minimizar o risco de ciberataques.

Ciberataques recentes e os seus impactos

Ciberataques recentes e os seus impactos

Hoje, os ciberataques são cada vez mais frequentes e podem causar prejuízos significativos às empresas afetadas, tanto em termos financeiros como de reputação e imagem.

Alguns desses crimes são tão emblemáticos que ficam marcados na história. Conheça três dos ataques cibernéticos mundiais mais emblemáticos.

Solarwinds

O hacking à cadeia de suprimentos da SolarWinds é um dos mais destrutivos da história. Estima-se que cerca de 18.000 clientes que usavam o software de monitoração de rede Orion possam ter sido vítimas do ataque. Entre as vítimas confirmadas estão empresas como a Microsoft e a FireEye, assim como órgãos governamentais dos EUA.

Colonial Pipeline

Ǫuando a Colonial Pipeline Company foi alvo de um ciberataque, todas as operações foram encerradas para conter o ataque. A fim de restaurar o sistema informático, a Colonial Pipeline pagou um resgate de 75 bitcoins (cerca de 4,4 milhões de dólares, na altura). Este ciberataque foi o maior da história dos EUA a visar as infraestruturas petrolíferas.

JBS Foods

Também a JBS Foods, maior processadora de carne bovina e suína do mundo, pagou um resgate de 11 milhões de dólares após um ciberataque ter encerrado as suas fábricas.

Como proteger o seu negócio de ciberataques?

As empresas vítimas de ciberataques podem sofrer um sério impacto no seu negócio. Para o tentar evitar, é imperativo adotar uma abordagem preventiva de forma a garantir que as suas redes estejam seguras.

Seguem algumas dicas de proteção para a sua empresa.

Manter sistemas e licenças atualizadas

Certifique-se de que as atualizações de software estão sempre em dia para que se resolvam as falhas de segurança das versões anteriores. Igualmente, deve optar por programas antivírus recentes.

Oferecer formação em cibersegurança

Todos os colaboradores precisam de ter conhecimentos sobre cibersegurança. Erros por falta de informação, por menores que sejam, podem gerar grandes problemas para o negócio. Por isso, todos devem saber reconhecer os sinais de potenciais ataques e executar ações preventivas.

Utilizar um sistema de Autenticação de Dois Fatores

Esta ação irá garantir que todos os membros com uma conta, ou com acesso ao sistema, sejam intervenientes verificados da empresa. Além disso, é importante promover o uso de senhas longas e complexas por parte dos colaboradores.

Investir num sistema de cibersegurança fiável

Uma empresa que não investe em tecnologias de segurança pode ser vítima de ataques cibernéticos a qualquer momento. É importante contratar uma equipa de segurança externa para ajudar na monitorização de redes e sistemas, assim como adquirir um seguro de proteção contra ciberataques.

Por que deve contratar um seguro de riscos cibernéticos?

Atualmente, a segurança cibernética é uma preocupação para empresas de todos os setores. Por isso, investir em medidas preventivas, como um seguro contra ataques cibernéticos, é uma decisão urgente e inteligente.

O seguro Cyber Risk, da EXS Seguros, pode ajudar a minimizar a vulnerabilidade da sua empresa a estes ataques. Com o seguro Cyber Risk tem acesso a um amplo leque de coberturas, incluindo:

  • envio de especialistas forenses para detetar a origem da brecha de segurança e resolver o problema;
  • aconselhamento legal;
  • consultoria com Relações Públicas para ajuda na comunicação externa;
  • custos financeiros e de legislação de proteção de dados.

Para conhecer melhor a nossa solução, peça uma simulação gratuita do seguro. Insira os seus dados no simulador e os nossos consultores especializados irão preparar uma proposta personalizada com base na análise das ofertas das 26 seguradoras mais competitivas em Portugal.

Não deixe a sua empresa vulnerável a ciberataques. Invista em medidas preventivas e proteja o seu negócio com o seguro Cyber Risk da EXS Seguros.

Fale com a EXS hoje mesmo. Solicite uma cotação

Artigos Relacionados

Empresas 5 min

Ciberataques em Portugal - A sua empresa está protegida?

#### Ciberataques Empresas - O que fazer para proteger-se? A...
Empresas 6 min

Seguro D&O: Garante a proteção de Administradores e Diretores

#### Seguro D&O: O que é e porque ter um se é um executivo? A...
Empresas 6 min

Seguro de saúde para empresas: conheça os benefícios sociais

# O seguro de saúde empresas vale a pena? O seguro de saúde é um dos...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?