Descubra em que situações contratar seguro de responsabilidade civil?

Se tem automóvel sabe que este necessita de um seguro de responsabilidade civil para circular em conformidade com a lei.

Porém, talvez desconheça que esta proteção é igualmente solicitada noutras situações, nomeadamente às empresas.

responsabilidade civil obrigatório

Se tem uma empresa, saiba que embora a maioria das seguradoras disponibilizem as coberturas mínimas, obrigatórias por lei, existem vários mediadores que já apresentam aos seus clientes a possibilidade de complementar esse plano base com outras coberturas facultativas.

  • Lembre-se que nomeadamente nas seguintes situações, um plano base obrigatório não cobre:
  • As indemnizações resultantes de multas, taxas ou pagamento de fiança;
  • Os danos causados por ações de terrorismo, guerra, distúrbios ou greves, entre outros;
  • Prejuízos que resultem de acidentes que devam estar cobertos por outro seguro obrigatório, definido por lei, como é o exemplo dos acidentes de trabalho.

Conheça melhor o Seguro de Responsabilidade Civil

Quais as coberturas de um seguro de responsabilidade civil?

Esta proteção cobre o segurado quando este cause danos a terceiros. Com umseguro de responsabilidade civilsabe que a seguradora assume a indemnização devida aos lesados, em caso de acidente.

As pessoas que exerçam atividades consideradas de risco (como industrial, de produção de energia, de montagem de determinados equipamentos, caça, etc.), determinadas profissões liberais (como advocacia ou mediação de seguros) ou mesmo em casos mais comuns e familiares (como a habitação própria ou os animais domésticos) devem ter um seguro de responsabilidade civil.

As empresas são igualmente obrigadas a realizar este plano de proteção, seja para a sua atividade, seja para os colaboradores. Os seguros de responsabilidade civil para o seu negócio cobrem os danos causados acidentalmente durante o exercício da atividade ou que decorram do exercício dessa tarefa profissional.

Como verificar se precisa deste plano de proteção?

Em algumas situações, estes planos são obrigatórios e noutras facultativos. No site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) encontra a lista das situações em que são exigidos por lei.

Mesmo nos casos em que este seguro não seja obrigatório, é prudente que analise quais os riscos que corre e se o investimento na segurança compensa.

Através da EXS Seguros pode analisar sem qualquer compromisso os cenários que cada seguradora cobre e quais os produtos mais adequados e competitivos para cada caso.

Em determinadas situações, pode encontrar um seguro de responsabilidade civil mais completo, com mais coberturas que aumentem a proteção da sua atividade a todos os níveis.

Peça uma simulação do Seguro de Responsabilidade Civil

Artigos Relacionados

Responsabilidade Civil 2 min

Descubra em que situações contratar seguro de responsabilidade civil?

Se tem automóvel sabe que este necessita de um seguro de[...
Vida Crédito Habitação 4 min

Qual a melhor opção: contratar um mediador de seguros ou uma seguradora?

Para cada tipo de Seguro, existe um conjunto variado de ofertas e...
Responsabilidade Civil 4 min

Dedução no IRS ao associar um seguro. Descubra como fazer!

Sabia que seguros são dedutíveis no IRS? Descubra quais seguros pode...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?