Descubra os 5 erros mais comuns na contratação de um seguro de saúde

O período pandémico pelo qual passamos veio relembrar-nos de que com a saúde não se brinca. Com os constantes problemas que assolam o Serviço Nacional de Saúde (SNS), cada vez mais portugueses optam por contratar um Seguro de Saúde .

Contudo, há pormenores que deve ter atenção na contratação de um seguro deste tipo para não pagar a mais por uma cobertura inferior. Ao longo deste artigo vamos falar sobre os 5 erros mais comuns na contratação de um Seguro de Saúde e como os pode evitar. Venha daí!

seguro-saude-1-min.webp

5 erros mais comuns na contratação de um seguro de saúde

Não verificar os detalhes da cobertura oferecida

Deve ler com atenção todas as cláusulas do seguro que pretende contratar para evitar surpresas negativas no futuro e, acima de tudo, garantir que faz a escolha certa.
As ofertas são abrangentes e variadas. Verifique quais as coberturas incluídas e, a partir de quando e como poderá usufruir delas. Consideramos os seguintes detalhes importantes a analisar nas coberturas:

• Reembolso é direto ou terá de enviar as despesas;
• Percentagem de reembolso é total ou parcial;
• Percentagem de reembolso dentro e fora da rede;
• Limite máximo de cada cobertura;
• Verificar copagamentos, sublimites e franquias
• Consultar períodos de carência
• Verificar exclusões
• Consultar a rede de aderentes

Além disso, caso já tenha seguro de saúde e seja seguido por um determinado médico e pretenda mudar de seguradora, antes de o fazer verifique se o seu médico tem acordo com a seguradora para a qual pretende mudar e, se ao trocar de seguro será aplicado novo período de carência. Dependendo da seguradora poderá acontecer, valide primeiro antes de trocar.

Ocultar dados médicos

Procure não ocultar nenhum facto relevante relacionado com o seu historial clínico, uma vez que o pagamento ou reembolso pode ser-lhe negado por isso.
O que define um bom Seguro de Saúde , não é a marca em si, mas aquilo que o seguro pode fazer por si, a importância está nas suas coberturas. Se já tem patologias, é importante que escolha uma seguradora que garanta essas patologias, atualmente existe apenas uma seguradora no mercado que garante doenças pré-existentes após o primeiro ano e a EXS é sua parceira.

seguro-saude-2-min.webp

Não ter em consideração seguros de saúde com cobertura superior

A saúde não é uma despesa, é um investimento, por isso pense bem antes de contratar um Seguro de Saúde com uma cobertura básica. Pode pensar ser jovem e ter saúde para dar e vender, mas os imprevistos acontecem, tanto com os jovens como com as pessoas de idade mais avançada.
Se continuar num Seguro de Saúde com uma cobertura básica, o mais certo é não estar preparado para as despesas extras que possam surgir no futuro e, num seguro básico de saúde, regra geral, cobre apenas um certo número reduzido de consultas e exames, com um capital seguro baixo para ambulatório e internamentos. Logo, se necessitar de um internamento prolongado ou de realizar vários exames, sem a devida cobertura, terá de suportar todas as despesas.

Utilizar somente o seguro de saúde oferecido pela empresa

Várias empresas portuguesas oferecem aos seus trabalhadores efetivos um Seguro de Saúde , como benefício extrassalarial.
Se se encontra entre os trabalhadores beneficiados por esta medida, é importante que se informe sobre as coberturas, uma vez que, por norma, estes Seguros de Saúde são a opção mais básica, podendo não ser suficiente para si. Considere a possibilidade de contratar outro seguro ou fazer uma extensão do que já tem.

Não procurar e comparar alternativas

Pela sua importância e pelos gastos envolvidos, a escolha de Seguro de Saúde não deve ser tomada de ânimo leve. Na escolha do seguro, tem duas opções: pesquise, faça simulações e contacte várias seguradoras diretamente ou simplifique, contacte-nos, a EXS trabalha atualmente com 26 seguradoras e fazemos esse trabalho por si. Para tal, basta que nos faça um pedido de simulação através do nosso formulário online. Após o pedido, será realizado todo um trabalho de pesquisa para o seu Seguro de Saúde e de negociação com 26 seguradoras a atuarem em Portugal para lhe enviar uma proposta personalizada, que garanta um acesso cómodo, benéfico e rentável dos cuidados médicos sempre que necessitar.

Fale com a EXS hoje mesmo. Solicite uma cotação

Artigos Relacionados

Saúde 3 min

Melhor simulador de planos de saúde

Antes de aderir a um seguro de saúde é altamente recomendável...
Saúde 2 min

Conheça 5 motivos para ter um seguro de saúde!

Ter um seguro de saúde é uma das melhores formas de beneficiar de uma...
Saúde 4 min

5 passos para contratar um bom seguro de saúde!

Os tempos de atendimento no serviço público, em caso de doença ou...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?