Seguro Vida: Quais as informações que devem ser comunicadas à seguradora durante a vigência do contrato?


Quando os portugueses pensam em proteção e segurança da vida, a primeira coisa que lhes vem à cabeça é o seguro de vida.

De acordo com a Associação de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), mais de 6 milhões de cidadãos portugueses estão protegidos com um seguro do ramo de Vida e a explicação é relativamente simples.

Com um seguro de vida, os portugueses não só garantem proteção financeira em caso de morte ou invalidez, como também podem abranger a cobertura de pagamento de despesas de doenças graves, entre outros.

Estes números não deixam margem para dúvidas sobre a importância do seguro de vida no quotidiano dos portugueses. Mas sabia que, após a contratação de uma solução deste tipo, terá algumas obrigações a cumprir, entre elas a comunicação regular de determinadas informações à seguradora?

Vamos conhecer quais as informações que está obrigado a comunicar à seguradora após o seguro estar em vigor.

Comunicações Seguro de Vida

Que informações de seguro de vida devem ser comunicadas?

Ao longo da vigência do seu contrato, deve prestar as seguintes informações à seguradora:

  • Mudança de profissão ou atividades/desporto de risco;
  • Mudança de morada (apenas para efeitos de correspondência, não tem qualquer influência do risco);
  • Atualização dos beneficiários irrevogáveis (mudança de banco, por exemplo);
  • Aumentos de capital/titulares do crédito (o seguro tem de ser atualizado para refletir sempre o capital em dívida e as pessoas que estão contempladas no crédito);
  • Deslocações ao estrangeiro por mais de 30 dias.

Comunicações Seguro de Vida

Que informações não precisam de ser comunicadas?

Após o contrato de seguro entrar em vigor, não terá de comunicar quaisquer alterações no seu estado de saúde.

Sublinhamos, contudo, que durante o processo de contratação do Seguro Vida deve informar a seguradora de todas as alterações médicas relevantes para a elaboração do contrato.

Consequências da não comunicação de alterações

Em caso de não cumprimento da comunicação das alterações durante a vigência do contrato de Seguro Vida, poderá, entre outras coisas:

  • Ver o seu contrato cessado;
  • Em caso de omissão dolosa, terá de pagar o prémio devido até ao final do contrato;
  • Sofrer uma alteração ao contrato mediante proposta da seguradora;
  • Caso exista um sinistro relacionado com a omissão ou negligência na prestação da informação, a seguradora irá cobri-lo na proporção da diferença entre o prémio pago e o prémio que seria devido, caso, aquando da celebração do contrato, tivesse conhecimento do facto que foi omitido ou declarado de forma inexata.

Poderá dar-se ainda o caso de, aquando de um sinistro, a seguradora não cobrir o sinistro e ficar apenas vinculada à devolução do prémio.

Quando comunicar as alterações?

Deve comunicar as alterações ao seguro de vida sempre que estas se verifiquem. No entanto, algumas alterações podem ser o pretexto ideal para reavaliar o seu seguro.

Por exemplo, se vai viajar para o estrangeiro, mudou de profissão ou de morada, estas informações devem ser prestadas o quanto antes. Se estivermos a falar de aumentos de capital ou alterações aos titulares do crédito, a alteração tem de ser solicitada com prontidão, mas recomendamos que, como referimos, aproveite para rever o contrato.

Qual a melhor altura para rever o seu Seguro Vida?

As suas condições financeiras e familiares modificam-se com o tempo, o que acaba por poder ter influência direta sobre os contratos que temos em nosso nome, nomeadamente o contrato de seguro de vida.

Entre outras coisas, estas alterações podem significar ter acesso a um prémio mais baixo, devido a um menor risco para a seguradora, ou até usufruir de melhores coberturas, aproveitando, para o efeito, eventuais campanhas promocionais.

Por isso, se se verificar algum dos seguintes casos, pondere rever o seu Seguro Vida:

  • Nascimento de um filho;
  • Aquisição de um imóvel;
  • Alteração ao Estado Civil (casamento ou divórcio);
  • Mudança de profissão/perda de benefícios;
  • Condições contratuais mais vantajosas.

Comunicações Seguro de Vida

Informação é essencial

Tal como acontece com outro tipo de soluções de seguros, a informação é essencial para que a seguradora possa não só calcular, com maior assertividade, o prémio que vai ficar a pagar, como recomendar-lhe coberturas que melhor se adequem às suas necessidades.

Além disto, se ocorrer alguma alteração em termos profissionais, ou pretender realizar uma atualização dos beneficiários ou um aumento de capital, esta informação será essencial para reanalisar o seu contrato de Seguro Vida, podendo até aproveitar a oportunidadepara procurar uma melhor opção para si.

Se decidir reavaliar o seu seguro de vida, saiba que pode contar com o apoio da EXS Seguros e dos seus experientes profissionais na procura da solução que lhe permita obter uma máxima proteção com uma despesa mínima.

Não hesite, peça já a sua simulação grátis!

Artigos Relacionados

Vida Proteção Familiar 3 min

Tudo sobre seguro de vida: tipos, coberturas e para que serve.

A maioria das pessoas sabe que um seguro de vida é um recurso...
Vida Proteção Familiar 4 min

Conheça Tudo sobre Seguro de Vida antes de contratar um

# Conheça Tudo sobre Seguro de Vida antes de contratar um Contratar...
Vida Proteção Familiar 7 min

Por que pais solteiros precisam de um seguro de vida?

Em 2018, cerca de 460 mil famílias em Portugal eram monoparentais. A...
Carregar mais artigos

Precisa de ajuda com o seu Seguro?

A EXS – MEDIAÇÃO DE SEGUROS, LDA é uma empresa que atua de forma isenta e independente das seguradoras, com o objetivo de aconselhar a subscrição de diversos seguros necessários à salvaguarda do seu bem-estar e património.

Contactos

21 782 7640

[email protected]

Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 19 - 4º (sobreloja) 1070-072 LISBOA

Siga-nos nas Redes Sociais

© 2022 - Todos os direitos reservados à EXS - Mediação de Seguros, Lda.
Agente de seguros inscrito na ASF sob o n.º 407 167 910/3, no âmbito dos Ramos Vida e Não Vida. Não assume a cobertura dos riscos, nem está autorizada a receber prémios nem a celebrar contratos de seguro em nome das seguradoras. Nenhum conteúdo deste site dispensa a leitura da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.